terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A Aia - resposta às perguntas do Manual

TPC – Férias do Carnaval
Conto “A Aia” de Eça de Queirós
2. - Introdução - Desde "Era uma vez" na linha 1 até final da linha 8 - Apresentação do rei, da rainha e do filho; o rei parte para a uma batalha e morre.
     Corpo do texto/Desenvolvimento - Desde 3º parágrafo até linha 131 – Após a morte do rei, o seu “irmão bastardo” tenta matar/raptar o pequeno príncipe para se apoderar do reino, mas a Aia salvou a criança trocando de berço com o seu próprio filho. O irmão bastardo leva o escravozinho e os guardas do palácio conseguem matá-lo. Depois disto a Aia é recompensada pela rainha, podendo escolher o que quiser do tesouro real. A Aia decide escolher um punhal.
     Conclusão - últimos três parágrafos - A narrativa termina de uma forma trágica, a aia suicida-se para se encontrar com o seu filho no céu, pois este foi morto em vez do príncipe.

 3.- A – as sequências acontecem respeitando a sucessão de tempo (ocorrem de uma forma cronológica), por isso a sua articulação é por encadeamento.


4. - A narrativa é fechada, já que sabemos perfeitamente qual o destino da Aia.

6.1 - Características físicas: “bela e robusta”; “olhos brilhantes”; Características psicológicas: “leal”; carinhosa; “feliz na sua servidão”; dedicada, “segura”; perspicaz; decidida; corajosa.
1ª proposta
A Aia é a protagonista deste conto homónimo de Eça de Queirós.
                  “Bela e robusta” de “olhos brilhantes”, a Aia vivia no palácio do seu senhor, sendo-lhe eternamente “leal” e “feliz na sua servidão”. Mãe de um pequeno bebé nascido no mesmo dia do principezinho, cuida das duas crianças com o mesmo carinho, dedicação e amor, pois se um é o dono da sua vida, o outro é o futuro rei do reino pelo qual ela será capaz de dar a vida. Após a desgraça que se abateu no palácio, a Aia revela a sua inteligência e perspicácia ao intuir o que se iria passar e o perigo que o principezinho corria, por isso, segura de si e decidida decide trocar as crianças de berço de modo a que o “irmão bastardo do rei” leve consigo o seu próprio filho e não aquele que assumirá no futuro o palácio. Este ato vai despoletar o seu suicídio, revelando a mulher corajosa que é que sacrifica a vida do seu filho e a sua própria vida em prol do reino.
                  Em suma, esta personagem pela sua coragem, força e determinação consegue alterar o futuro que era previsível para aquele reino.

2ª proposta
A Aia, escrava leal de um “senhor de um reino abundante”, é a personagem central deste conto e por isso toda a ação depende dela.
A Aia era “bela e robusta”. Esta serva era uma pessoa muito amável e carinhosa, amava muito o seu filho e tinha igual amor pelo “principezinho”, criando-os em conjunto com extremo carinho. Esta fazia tudo o que estivesse ao seu alcance para proteger os seus, o que revela o seu coração de mãe preocupado e protetor. Esta mulher tinha uma grande lealdade para com o rei, afirmando-se mesmo que “ela tinha a paixão, a religião dos seus senhores”, por isso, sofreu imensamente e verdadeiramente a morte do seu rei, o que mostra a sua humildade e honestidade. Para além disto, esta era uma pessoa crente que acreditava na vida para além da morte, o que a fazia acreditar que o seu rei estaria no céu “reinando num outro reino”. Era uma criada preocupada com o futuro do reino e do príncipe, tratando-o, por isso, com respeito, amor e com a máxima proteção “como se os braços em que estreitava o seu príncipe fossem muralhas”, pois temia o tio bastardo. É este medo que faz com que ela, num ato de coragem, troque os bebés por forma ao príncipe não ser morto. Esta atitude vale-lhe a aclamação de todo o reino, enquanto ela, “muda e hirta”, sofre em silêncio a morte do seu filho. No final do conto acaba por se suicidar, dizendo que tinha “[salvo o seu] príncipe”, e que agora ia “dar de mamar ao [seu] filho”, negando a riqueza que lhe é oferecida, o que demonstra o seu bom coração e os seus princípios, nomeadamente, a honestidade e a lealdade pelos seus.
Conclui-se, assim, que é através desta personagem e dos seus traços característicos que o reino sobrevive graças à sua crença na vida para além da morte e da sua lealdade para com o seu reino.

6.1.1 - Na caracterização da Aia foi usado um tipo de caracterização direta, sobretudo no retrato físico da personagem, e caracterização direta e indireta no retrato psicológico da Aia, uma vez que algumas informações são deduzidas dos seus comportamentos.

6.2 “Nascida naquela casa real, ela tinha a paixão, a religião dos seus senhores.” (l.29)

6.2.1 - A Aia encara os conceitos de vida e de morte de uma forma distinta das outras personagens existentes no conto. Assim, acredita que a vida que se tem na terra é continuada após a morte (“Pertencia, porém, a uma raça que acredita que a vida da Terra se continua no Céu.”), motivo pelo qual considera que o seu rei está no céu e possui um reino como tinha na terra e toma a atitude final de se suicidar.

6.2.2 - A Aia, depois de ter escolhido a sua recompensa, um punhal de um velho rei, todo cravejado de esmeraldas e que valia uma província, crava-o no coração, suicidando-se.
    Esta atitude deve-se ao facto de depois da Aia ter salvo o príncipe e ter cumprido a sua missão de salvar o reino do irmão bastardo do rei, poder, agora, ir ter com o seu filho e para isso esta suicidou-se a fim de o poder "sentir" e "ouvir" o seu coração a bater.
Esta situação só acontece, pois esta mulher acredita na continuação da vida para além da morte.

7.1 - 3

7.2 - O determinante "seu" do terceiro parágrafo refere-se a "filhinho".

7.3 - O tio do “principezinho” assume, desde início, o cognome de “irmão bastardo do rei”, o que imediatamente o relega para um plano marginal relativamente àquela família e reino.
     Após a morte do rei, e por não haver um pulso forte que pudesse comandar o trono, o tio revela-se como o maior adversário e inimigo do pequeno príncipe, sendo caracterizado por “o mais temeroso”, “homem depravado e bravio, consumido de cobiças grosseiras, desejando só a realeza por causa dos tesouros, e que havia anos vivia num castelo sobre os montes, com uma horda de rebeldes, à maneira de um lobo que, de atalaia, espera a presa", ou seja, este homem constituía um perigo para o principezinho já que ele desejava o poder e, tal como os lobos, faria o que fosse preciso para assumir o reino. Esta comparação com os lobos é particularmente importante, pois estabelece imediatamente uma conotação com o mal (nos contos tradicionais, o “lobo” é sempre “mau”).
     Assim, o “irmão bastardo do rei” é o maior adversário do principezinho e, consequentemente, do reino.

8.1 - Para além de um ser filho de um rei e o outro de um escravo, há outros aspetos que aproximam e que distinguem estas duas crianças.
     Os aspetos que os aproximam são o facto de os dois terem nascido na mesma noite de verão, serem tratados e criados pela mesma pessoa da mesma maneira, viverem no mesmo sítio e partilharem o mesmo quarto. Por oposição, diferenciam-nos o facto de um ser o herdeiro ao trono e o outro ser um escravo, de terem berços completamente diferentes, sendo o do príncipe um berço rico e o do filho da aia um berço pobre e, finalmente, as suas características físicas são igualmente distintas, na medida em que o “principezinho” tinha olhos azuis e cabelo louro e o “escravozinho” tinha olhos castanhos e cabelo escuro, muito crespo.
     Em suma, apesar de haver muitos laços que os unem, existem em igual medida aspetos que distanciam estas duas crianças.

9. - As referências temporais ao longo do conto são imprecisas, já que nunca se sabe ao certo em que dia, mês ou ano se passa à ação. Desta forma, é possível exemplificar a imprecisão temporal através das expressões: “Era uma vez” (expressão típica que inicia o conto e que lhe confere imediatamente intemporalidade), “A Lua cheia começava a minguar” (sabemos que se passa de noite e que a lua estava a ficar em quarto decrescente, no entanto desconhecemos o dia preciso); “havia anos” (não sabemos quantos); “noite de verão” (não é referida a data, o determinante artigo é indefinido); “agora” (num presente que não se sabe em que dia é); “uma noite” (não é referida a data, o determinante artigo é indefinido); “de madrugada” (referência a uma madrugada sem datação); “já o sol se erguia” e “subiam os primeiros raios de Sol” (referência ao período da manhã, mas desconhecendo-se o dia em que ocorre esta ação).

10. - As ações do conto “A Aia” decorreram sobretudo à noite. Assim, é possível identificar: a partida do rei para a guerra; o anúncio da morte do rei;  o nascimento do príncipe e do escravo; o ataque ao palácio; a troca das crianças; as mortes do filho da Aia, do irmão bastardo e da sua horda.

12. - O espaço social onde decorre a ação é a realeza (e a nobreza), na medida em que a ação se centra no palácio, local onde vive a Aia.

13. - O narrador é não participante.

14. - O emprego de adjetivos valorativos como “cobiças grosseiras”, o uso de diminutivos como “criancinha” e de algumas figuras de estilo como “à maneira de um lobo que, de atalaia, espera a presa”, comprovam a subjetividade do narrador, uma vez que deixa o leitor antever o seu juízo de valor.

15. - A - 3; 5; 6; B - 6; C – 4; D -1; E -7; F -2


16. - C

Sem comentários:

Enviar um comentário