quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Texto de opinião (exercício feito em aula)

 
A maior flor do mundo – José Saramago

Texto de opinião
Redige um texto de opinião ( entre 70 a 150 palavras) acerca do filme A maior flor do mundo. Não te esqueças de respeitar as regras desta tipologia textual.

  •     Aspetos a ter em conta:
o   conceção do filme (primazia da imagem em detrimento da palavra);
o   qualidade da animação;
o   problemáticas abordadas e crítica inerente;
o   mensagem escrita final.

Plano de pré-escrita

o   conceção do filme (primazia da imagem em detrimento da palavra):
§  história para crianças, público que entende melhor a imagem do que a palavra;
§  considerações do autor – não sabe escrever histórias para crianças, pois não domina esse tipo de linguagem;
o   qualidade da animação:
§  fundamentalmente bonecos de plasticina que relembram os desenhos animados de antigamente o que se coaduna à história simples que é contada;
o   problemáticas abordadas e crítica inerente:
§  desflorestação em prol do urbanismo;
§  egoísmo do ser humano que retira árvores e animais do seu habitat natural;
§  falta de atenção dos pais para com os seus filhos – a solidão emocional dos filhos;
§  pouco contacto com a natureza o que conduz ao maravilhamento da criança face ao oásis florestal que encontra;
§  incapacidade dos adultos se preocuparem/olharem para as coisas simples da natureza;
o   mensagem escrita final:
§  “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
*      A criança nunca aprenderá nada se o adulto fizer o contrário do que diz, daí a necessidade de o adulto ser aquele que necessita primeiro de aprender o que ensina.


O filme “A maior flor do mundo!”, adaptação do conto homónimo de Saramago, mais do que uma história para crianças é um ensinamento para os adultos.
A primazia da imagem em detrimento da palavra, justificada pelo autor que diz não saber escrever histórias para crianças, vai ao encontro dos interesses do seu (suposto) público-alvo, as crianças.
Através da simplicidade de bonecos de plasticina que relembram os desenhos animados de antigamente conta-se uma história que também se quer simples. No entanto, temas como: a desflorestação em prol do urbanismo, o egoísmo do ser humano que retira árvores e animais do seu habitat natural, a falta de atenção dos pais para com os seus filhos, o que leva à solidão emocional destes, o pouco contacto com a natureza, o que conduz ao maravilhamento da criança face ao oásis florestal que encontra e a incapacidade dos adultos olharem para as coisas simples da natureza, sendo, por isso, necessário que a criança os alerte para tal, fazem deste micro-filme um ensinamento para todas as gerações.
A reflexão final centra-se na reciprocidade dos ensinamentos, afinal, para que o mundo possa ser melhor, o adulto necessita primeiro de aprender o que ensina.
            
EXCESSO DE PALAVRAS - 196 palavras


O filme “A maior flor do mundo!”, adaptação do conto homónimo de Saramago, mais do que uma história para crianças é um ensinamento para adultos.
A primazia da imagem em detrimento da palavra, justificada pelo autor que diz não saber escrever histórias para crianças, vai ao encontro dos interesses do seu (suposto) público-alvo, as crianças.
Através da simplicidade de bonecos de plasticina conta-se uma história igualmente simples. Contudo, temas como: a desflorestação, o egoísmo do ser humano que retira árvores e animais do seu habitat, a falta de atenção dos pais, o que leva à solidão emocional dos filhos, o pouco contacto com a natureza, o que conduz ao maravilhamento da criança face ao oásis florestal que encontra e a incapacidade dos adultos olharem para as coisas simples, fazem deste micro-filme um ensinamento para todas as gerações.
Afinal, o mundo será melhor se o adulto aprender primeiro o que ensina.

150 palavras

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