terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os Lusíadas - contextualização II

Origens da Epopeia

             A origem da epopeia é grega e as mais antigas  são a Ilíada e a Odisseia de Homero.

            A Ilíada relata a guerra de Tróia e as aventuras de Aquiles. O rei Micenas cercara Tróia para salvar a sua mulher, Helena, que tinha sido raptada por Páris, filho do rei de Tróia. Os gregos, escondidos dentro de um cavalo de madeira que tinham oferecido aos Troianos como presente, ocupam a cidade de Tróia. Aquiles, habitante de Tróia tenta defender a cidade a todo custo.
           
A Odisseia narra as aventuras de Ulisses, o conquistador de Tróia, até chegar à sua terra natal, Ítaca, onde sua mulher, Penélope o espera. Ulisses pensa recuperar o trono de Ítaca, que lhe foi roubado, enquanto esteve na guerra. Penélope, entretanto, ilude os vários pretendentes que a perseguem, dizendo-lhes que só casará quando acabar de tecer um manto que começara há pouco. Durante a noite Penélope desfaz o que tecera de dia e assim consegue livrar-se dos seus pretendentes, esperando fielmente por Ulisses.
           
A Eneida é uma epopeia romana, cujo autor é Virgílio. Eneias, o herói da obra, após muitas aventuras, funda a cidade de Roma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário