Na era do virtual, ir à biblioteca e consultar fisicamente obras e materiais de apoio é algo que caiu em desuso. Aqui, poderão encontrar aquelas informações que podem fazer toda a diferença no vosso estudo.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
A Aia - resposta às perguntas do Manual
TPC
– Férias do Carnaval
Conto “A
Aia” de Eça de Queirós
2. - Introdução
- Desde "Era uma vez" na
linha 1 até final da linha 8 - Apresentação do rei, da rainha e do filho; o rei
parte para a uma batalha e morre.
Corpo do texto/Desenvolvimento - Desde
3º parágrafo até linha 131 – Após a morte do rei, o seu “irmão bastardo” tenta
matar/raptar o pequeno príncipe para se apoderar do reino, mas a Aia salvou a
criança trocando de berço com o seu próprio filho. O irmão bastardo leva o
escravozinho e os guardas do palácio conseguem matá-lo. Depois disto a Aia é
recompensada pela rainha, podendo escolher o que quiser do tesouro real. A Aia
decide escolher um punhal.
Conclusão - últimos três parágrafos - A
narrativa termina de uma forma trágica, a aia suicida-se para se encontrar com
o seu filho no céu, pois este foi morto em vez do príncipe.
3.- A – as
sequências acontecem respeitando a sucessão de tempo (ocorrem de uma forma
cronológica), por isso a sua articulação é por encadeamento.
domingo, 17 de janeiro de 2016
Relação entre palavras
Relação semântica entre as palavras
Sinonímia
– relação de semelhança
Palavras que
têm um significado idêntico, ou muito semelhante, ou seja, que se podem
substituir na mesma frase, sem lhe alterar o sentido.
Ex. lindo e bonito.
Antonímia
– relação de oposição
Palavras que têm um significado oposto, ou seja, que ao
serem substituídas na frase esta fica com o sentido contrário.
Ex. calor e frio.
Hiperonímia/hiponímia – relação de hierarquia
Hiperónimas são as
palavras que designam o conjunto de várias espécies, enquanto as hipónimas
designam as espécies contidas no conjunto. Relação
com o verbo ser.
Ex. – O hiperónimo – cão – tem como hipónimos – pastor alemão,
labrador, etc – O pastor alemão é um
cão.
Holónimo/Merónimo
– relação todo-parte
Palavras que
designam o todo e a parte. O holónimo é o todo e o merónimo é a parte. Relação
com o verbo ter.
Ex. O holónimo – carro – tem como merónimos – volante,
tejadilho, pneus, etc – O carro tem
volante.
Relação fonética e gráfica entre as palavras
Homonímia
Palavras com
pronúncia e grafia igual, mas com significado diferente.
Ex. canto (canto da sala) e canto (1ªpessoa do singular do
verbo cantar)
Homofonia
Palavras com pronúncia igual, mas com grafia e
significados diferentes.
Ex. nós/noz
Homografia
Palavras de
grafia igual, mas com pronúncia e significados diferentes.
Ex. A roupa está seca.
/ A seca deste verão é gravíssima, pois não choveu o ano todo.
Paronímia
Palavras com significado diferente, mas com grafia e
essencialmente pronúncia muito parecidas, o que por vezes pode dar origem a
confusão.
Ex. crer/querer
Monossemia e polissemia
Monossemia
Palavras que
possuem um único significado. (Estes casos surgem habitualmente no vocabulário
técnico.)
Ex. apendicite.
Polissemia
Palavras
polissémicas são aquelas que adquirem diferentes significados, conforme o
contexto em que se encontram.
Ex. verbo partir – Ele
partiu de madrugada. = ir-se embora; Ele partiu um copo. = quebrar; Ele partiu
o pão ao meio. = dividir
Campo semântico, campo
lexical e família de palavras
Campo
semântico
Diferentes
significados que uma palavra assume mediante o contexto em que está inserida.
Ex. ter o coração na boca; ser doente do coração; pensar com o
coração; não ter coração; partir o coração...
Campo
lexical
Conjunto
de palavras associadas, pelo seu significado, a um determinado domínio
conceptual.
Ex. O campo lexical de escolar é:
professor, alunos, manuais, recreio, sala de aula, …
Família de
palavras
Conjunto
de todas as palavras que se agrupam em torno de um radical comum, do qual se
formaram pelos processos de derivação ou de composição.
Ex. triste, entristecer, tristonho,
tristeza, …
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
domingo, 11 de outubro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)